Imagine você em uma entrevista de emprego e quase no finalzinho da entrevista o avaliador pergunta “Quais são os seus pontos fortes e fracos?”

O frio na barriga começa e você já nervoso, responde qualquer coisa para tudo ficar tranquilo novamente, mas logo depois pergunta para si mesmo “Quais realmente são os meus pontos fortes e fracos?”

Geralmente, queremos jogar essas informações para de baixo do tapete e deixá-las lá, mas é necessário que essas informações estejam claras para que comece a crescer na vida e profissionalmente.

Tudo bem, mas como descobrir os pontos fortes e fracos? A ideia principal é analisar quem você realmente é, vamos mostrar a seguir:

1. Conquistas

Pegue um papel e caneta, revire a sua mente, sente e pense: quais foram as suas conquistas? Não importa se são conquistas profissionais ou pessoais, as ideias são infinitas! Aquela festa que planejou, o curso que começou, o seu primeiro emprego…

Tudo vale e assim que for lembrando delas, liste cada uma; e junto com cada conquista se lembre, como fez para conquistar? Quais foram os seus desafios? Quais habilidades usou para a conquista acontecer?

Esse exercício é essencial para que comece a notar as coisas que pode fazer e como são os seus pontos fortes!

2. Feedback

É temido por algumas pessoas, por não saber o que o outro vai falar, porém, é na avaliação de terceiros que estará a resposta dos seus problemas! Converse com seus parentes e amigos, observe o que acham sobre você e pergunte sobre algo que acha ser bom, exemplo:

“Oi, tudo bem?! Fiz um texto para o blog da New, consegue ler e me dizer o que achou?!”

Ou também:

“Oi, chefe! Tudo bem?! O que está achando do meu desempenho desse mês?! Gostaria de um feedback para me manter atento!”

E é em perguntas como essa que encontramos uma resposta para esse tipo de questão.

3. Preste atenção!

Todo o momento estamos em comunicação com o mundo, seja na fala, gestos e até em expressões; geralmente estamos dando e recebendo feedbacks sem notar o que estamos fazendo! Comece a notar as pessoas que estão ao seu redor no trabalho, em casa e até em roda de amigos, sobre como eles se expressam sobre você!

Está preparado para descobrir quais são os seus pontos fortes e fracos?! Não perca tempo e tenha um autoconhecimento já!